Requisitos Necessários:
- Idade Mínima 17 anos
- Cursos Teóricos de Piloto Privado
- Exame junto a Agencia Nacional de Aviação Civil – ANAC
- Certificado Médico Aeronáutico
- Voo de Cheque
Requisitos Necessários:
- Idade Mínima 18 anos
- Habilitação de piloto privado
- ensino médio completo
- Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe
- 150 h de voo
- Treinamento em Simulador de Voo
Requisitos Necessários:
- Licença de Piloto Privado
- Curso Teórico de Voo por Instrumentos
- Exame junto a Agencia Nacional de Aviação Civil – ANAC
- Certificado Médico Aeronáutico 1ª classe
O Aeroclube dispõe do simulador de voo – AATD (mono-motor). É utilizado para treinamento de voo por instrumentos (IFR). Para sua utilização o piloto deverá possuir a licença de Piloto Privado e estar cursando ou ter concluído o curso teórico de Voo por Instrumentos.
O Simulador é composto de uma cabine com todos os seus instrumentos e equipamentos de navegação.
No simulador, o piloto inicia o treinamento de voo por instrumentos, aprendendo a se localizar no espaço apenas por referência dos equipamentos de bordo e auxílio-rádio em terra. O curso dura em média 28.5 horas, que consta de manobras básicas, procedimentos, navegação IFR e avaliação. Após esta simulação, o piloto estará apto a prosseguir o treinamento em voo real.
PROGRAMA DE INSTRUÇÃO – AEROCLUBE DE BAURU
O curso de simulador, será dividido em 4 módulos com carga horária miníma:
Módulo I – Básico – 2 horas
Módulo II – Procedimento – 16 horas
Módulo III – Navegação – 9 horas
Módulo IV – Avaliação – 1:30 horas
Duração do Curso:
- 20 horas de voo
- 28.5 horas de Simulador
Requisitos Necessários:
- Segundo grau completo
- Certificado Médico Aeronáutico de 1º Classe
- Licença de Piloto Comercial
O Curso de Instrutor de Voo de Avião habilita o piloto comercial a exercer a profissão de instrutor de voo em escolas de aviação Civil. Através desse curso, o aluno aprende todas as técnicas necessárias para ministrar o ensino teórico e a instrução prática, dentro dos padrões pedagógicos e dos procedimentos técnicos exigidos ao ensino do voo em aviões e planadores. Composto de uma parte teórica e uma parte prática, o Curso de Instrutor de Voo de Aviões aborda matérias tais como: relações interpessoais, processo de ensino e aprendizagem, Fichas de Voo, Direito Aeronáutico, Segurança de Voo, Sistemas de Aviação Civil, Comunicação, e Medicina Aeroespacial.
Concluída a parte teórica, com duração média de 30 dias, o aluno será encaminhado a prestar o exame da ANAC. Após a aprovação, o aluno estará apto a iniciar a parte prática do aprendizado, que compreende 23 (para quem já voou aeronave convencional) ou 27 horas de voo (para quem só voou aeronave triciclo). Terminada esta fase, o piloto estará apto a exercer a função de instrutor de voo em aviões nas diversas escolas de aviação civil e aeroclubes existentes no país.
Período: Noturno Duração do Curso:
- Curso Teórico – 30 dias
- Curso Prático – 23 ou 27 horas de voo
Requisitos Necessários:
- Idade Mínima 16 anos
- ensino fundamental completo
- Certificado Médico Aeronáutico de 4ª Classe
O Curso de Piloto de Planador pode ser iniciado a qualquer momento no Aeroclube de Bauru, independentemente das três turmas anuais, formadas especialmente para os outros cursos.
Dividido em duas fases: o curso teórico (Ground School) e o curso prático, a parte teórica possui um currículo envolvendo as cinco matérias básicas da aviação, ou seja, praticamente o mesmo do curso de Piloto Privado de Avião:
- Regulamento de Tráfego Aéreo
- Meteorologia
- Navegação Aérea
- Teoria do Voo – Aerodinâmica
- Conhecimentos Técnicos – Motores
Antes de iniciar as aulas práticas o aluno cursa o Ground School, onde adquire os conhecimentos básicos e necessários sobre os manuais de operação do planador em que terá a sua instrução prática e também irá conhecer profundamente os manuais sobre segurança de voo, técnicas de pilotagem e procedimentos comuns no voo em planadores. A duração do curso prático depende da disponibilidade de tempo do aluno, não tendo um prazo definido.
O curso prático será realizado a bordo de nosso Puchacz e ASK21. Estes planadores de duplo comando possuem características de voo que o tornam altamente adequado aos voos de aprendizado.
Após cerca de 35 reboques com o planador de instrução o aluno realizará seu primeiro voo solo: aquele em que o aluno voa sozinho, colocando em prática todos os conhecimentos obtidos no curso teórico e nas horas de instrução prática. Nesta fase, apesar de realizarem voos solo, os alunos estarão sob constante supervisão dos instrutores, sempre prontos a dar orientações via rádio caso necessário. Ao completar 2 horas de voo solo os alunos normalmente estarão aptos a concluírem seu curso e serão encaminhados ao seu voo de check. Neste voo, efetuado com um examinador credenciado pela ANAC, serão avaliadas a capacitação teórica e prática do aluno. Sendo aprovado, receberá seu brevet, tornando-se então um novo piloto de planador.
Considerado um celeiro de formação de campeões e recordistas brasileiros em volovelismo, o Aeroclube de Bauru possui vários planadores para a prática do voo a vela. Entre eles estão: dois treinadores primários Puchacz e ASK21, o nacional “Quero-Quero”, um planador da World Class PW-5 e os Classe Livre: Libelle, Jantar, Duo Discus XLT e ASW-20.
Para colocar os planadores em voo, o Aeroclube possui duas aeronaves rebocadoras, AeroBoero 180. As instruções de voo acontecem todos os dias da semana.
Duração do Curso:
- 35 reboques em instrução com no mínimo 15 horas de voo e 2 horas de voo solo.
- Para alunos que já são pilotos de avião habilitados. 25 reboques em instrução com no mínimo 10 horas de voo e 2 horas de voo solo
Requisitos Necessários:
- Ensino Médio
- Certificado Médico Aeronáutico de 1º Classe
- Habilitação de Piloto de Planador
O Curso de Instrutor de Voo de planador habilita o piloto a exercer a profissão de instrutor de voo a vela em entidades como aeroclubes ou escolas da aviação civil.
Através desse curso, o piloto aprende todas as técnicas necessárias para ministrar o ensino teórico e a instrução prática, dentro dos padrões pedagógicos e dos procedimentos técnicos exigidos ao ensino do voo em aviões e planadores.
Composto de uma parte teórica e uma parte prática, o Curso de Instrutor de Voo de Planadores aborda matérias tais como: relações interpessoais, processo de ensino e aprendizagem, Fichas de Voo, Direitos Aeronáuticos, Segurança de Voo, Sistemas de Aviação Civil, Comunicação, e Medicina Aeroespacial.
Requisitos Necessários:
- Idade Mínima – 18 anos
- Ensino Médio
- Certificado Médico Aeronáutico 2ª Classe
O Curso de Comissário(a) de Voo habilita para o exercício da profissão, compondo a tripulação aérea a bordo de aeronaves civis, comerciais e executivas. O(A) Comissário(a) de Voo é o profissional treinado para cumprir os procedimentos operacionais de segurança que fazem parte das exigências oficiais da aviação, além de operar equipamentos da aeronave, promover o atendimento necessários aos passageiros e à tripulação, além de atuar em situações de emergência e estratégias de sobrevivência.
Comissários de voo são responsáveis por garantir um ambiente de organização, tranquilidade, conforto e segurança para todas as pessoas que se encontram á bordo de uma aeronave. Quando são mulheres, as Comissárias de Voo são conhecidas como AEROMOÇAS.
O(a) Comissário(a) é um agente de segurança a bordo, preparado para administrar conflitos pessoais, comportamentos inadequados e também para responder eficazmente a qualquer tipo de emergência aérea que envolva os passageiros e a tripulação.
Uma profissão fascinante que torna possível conhecer muitas cidades e países, sem as tradicionais rotinas e jornadas de trabalho, é o Comissário que vende a imagem de qualidade das empresas aéreas, pois os passageiros têm contato direto com este profissional graças ao tratamento que recebem a bordo, durante o percurso.
Entre as funções do Comissário(a) de Voo incluem-se: a checagem de equipamentos de segurança (tais como máscaras de oxigênio e coletes salva-vidas); a checagem e o oferecimento de material de alimentação e pernoite; recepção e encaminhamento de passageiros as suas poltronas; demonstração dos equipamentos de segurança e saídas de emergência; verificação das posições corretas de poltronas e cintos de segurança; transmissão de informações sobre o voo e as condições meteorológicas e atendimento as solicitações dos passageiros e da tripulação (comandantes, pilotos e co-pilotos).
Para obter a licença de Comissária (o) de Voo, o candidato devera ter idade mínima de 18 anos, ensino médio e frequentar uma Unidade de Instrução Profissional (Escola homologada pela Agência Nacional de Avição Civil – ANAC), além de possuir o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), ou seja, estar apto no exame médico realizado em hospitais e clinicas credenciadas (encaminhado pelo Aeroclube de Bauru).
O curso com aulas teóricas e práticas, tem a duração de aproximadamente 3 meses e meio. Durante as aulas teóricas, o(a) aluno(a) é instruído em todo programa de instrução estabelecido no Manual do Curso de Comissário de Voo. As matérias do curso teórico são as seguintes:
- Conhecimentos Gerais de Aeronaves
- Navegação Aérea
- Meteorologia
- Regulamento de Tráfego Aéreo
- Segurança de Voo
- Higiene
- Medicina Aeroespacial
- Obstetrícia
- Primeiros Socorros
- Regulamentação da Profissão do Aeronauta
- Direito do Trabalho e Previdência Social
- Procedimentos de Emergência e Segurança
- Prevenção e Combate a Incêndios
- Sobrevivência na Terra, Mar, Deserto e Gelo
- Relações Humanas
No curso prático, o(a) aluno(a) tem o seguinte currículo a cumprir:
- Combate a incêndios
- Sobrevivência na selva e no mar (conhecimentos e familiarização com os equipamentos)
Todo esse conteúdo é ministrado por professores e instrutores de voo altamente qualificados, especializados no segmento e municiados de completo material didático recomendado pela ANAC Agência Nacional de Aviação Civil. Também fazem parte do corpo docente: profissionais da aeronáutica, advogados, médicos e pilotos.
Depois de passar pelo ensino e aprovado por uma escola homologada o candidato deverá submeter-se às provas que compõe o exame da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Período: Noturno
Dias e Horário das aulas: Segunda a Sexta das 19:00 às 22 horas / Opcional: Somente de sábado das 08:00 – 17:00 horas
Duração do Curso:
- Curso teórico – aproximadamente 3 meses e meio.
OBS.: Não há disponibilidade de alojamento para o curso.