O Aeroclube de Bauru foi fundado em 8 de abril de 1.939, formando sua primeira turma de aviadores em 21 de fevereiro de 1.940. Construído em estilo “art-déco”, o Aeroclube de Bauru foi projetado pelos mesmos engenheiros que, nos anos 30, conceberam a gloriosa estrada de ferro que fez da cidade de Bauru uma de suas principais estações e ponto estratégico no estado de São Paulo: a Noroeste do Brasil.
Inaugurado com grande expectativa por parte do povo brasileiro, foi um dos primeiros aeroclubes e aeroportos do interior do estado de São Paulo, mantendo hoje a importante marca de ser o aeroclube que está há mais tempo funcionando ininterruptamente.
Sociedade civil, com patrimônio e administração próprios, o aeroclube tem como principal missão o ensino e a prática da aviação civil, comercial, de turismo e desportiva.
A Escola de Aviação do Aeroclube de Bauru já formou milhares de pilotos de destaque nacional, além de ser reconhecida como celeiro de pilotos campeões de voo a vela. Celebridades como o Cel. Ozires Silva – fundador da EMBRAER, ex-presidente da PETROBRAS, ex-ministro da Infraestrutura e ex-presidente da VARIG e o Maj. Marcos Pontes, o primeiro brasileiro selecionado para participar como astronauta de uma missão espacial da NASA (EUA); descobriram sua vocação no Aeroclube de Bauru, local onde ambos deram seus primeiros passos na aviação.
Considerado um dos clubes com maior atividade aérea em todo Brasil, o Aeroclube de Bauru possui a maior frota de planadores disponíveis em um clube nacional, além de diversas aeronaves a motor. Com mais de 50.000 Km de navegações/ano, em planador; cerca de 2500h de instrução de avião ao ano e treinamento local; mais de 2.000 reboques anuais e, mais de 1.000 h/ano de instrução de avião, o Aeroclube de Bauru pode ser considerado um dos clubes com maior atividade aérea em todo o Brasil.
A cidade de Bauru está localizada no centro do estado de São Paulo, numa região relativamente plana e possui um clima quente e seco. Esta localização geográfica privilegiada faz de Bauru um lugar perfeito para a prática do voo a vela e por essa tradição, internacionalmente reconhecida, a cidade ganhou o slogan de “A Capital Nacional do Voo a Vela”, sendo palco histórico de grandes competições da categoria, além de ser o berço de formação de inúmeros campeões brasileiros do volovelismo.
Desde 1949, o Aeroclube de Bauru ocupa o primeiro lugar do ranking nacional do Voo a Vela, sendo esta marca esportiva um orgulho e uma marca tradicional da cidade que já reconheceu, até mesmo através de lei, o “Dia Municipal do Volovelista”, data comemorada, em âmbito local, quase no mesmo dia da fundação do Aeroclube de Bauru – 9 de abril.
Em 32 anos de campeonato, os pilotos do aeroclube ficaram 28 vezes em primeiro lugar no ranking nacional. Sempre muito festejada em todas as competições que participa, a equipe de pilotos do Aeroclube de Bauru é chamada de “Os Imbatíveis”, sendo considerada uma espécie de “dream team” entre os esportistas do Voo a Vela nacional. Essa honrosa reputação se deve ao grande número de conquistas em competições nacionais e internacionais que os competidores bauruenses trazem para o clube, sempre ampliando a galeria de medalhas e troféus.
Os maiores craques do volovelismo nacional saíram do Aeroclube de Bauru.
Na década de 40, Hendrich Kurt, um jovem alemão, fugia da Segunda Guerra Mundial.
O sensível músico e talentoso artesão, que também era mecânico de alta precisão, detestava a guerra e por um desses iluminados lapsos do destino, acabou se refugiando na sossegada capital da Terra Branca, no exato instante em que os entusiastas locais da aviação acabavam de inaugurar um Aeroclube na cidade. Aqui chegando, Kurt ficou entusiasmado com o clima altamente convidativo para a prática do voo a vela, uma modalidade de treinamento militar originária de seu país, a Alemanha.
A regularidade da topografia de Bauru e o clima, ensolarado e quente na maior parte do ano, encantaram o jovem apaixonado pela navegação aérea que em 1942 fincou residência em território bauruense, daqui não saindo nunca mais. Os profundos conhecimentos de Kurt na prática do voo sem motor sensibilizaram os fundadores do aeroclube que, na ocasião, estruturavam a escola de pilotos. O alemão, que foi personagem inesquecível de histórias curiosíssimas do Aeroclube de Bauru, chegou no mês de julho, tendo em sua bagagem as plantas de construção de um planador Zoegling e um passaporte suíço.
Apoiado pelos entusiastas locais, Kurt escreveu para o cunhado, o projetista suíço, Hans Widmer para que viesse a Bauru auxiliá-lo no projeto de fazer da cidade um pólo do Voo a Vela.
Juntos, Kurt e Widmer começaram a fabricar planadores. Inicialmente, os pequenos planadores eram rebocados por um automóvel, como verdadeiras pipas gigantes. Pouco tempo depois, os planadores de madeira e lona passaram a ser conduzidos aos céus por pequenos aviões monomotores, sendo soltos em voo livre a uma altura de cerca de 500 metros do solo.
Em 1942, Hendrich Kurt construiu nas oficinas do Aeroclube de Bauru o Zoegling, um planador de desenho alemão, batizado de “Arildo Soares” em homenagem a um entusiasta bauruense da aviação e tesoureiro do Aeroclube de Bauru na época. Idêntico em forma e dimensão ao modelo original, Kurt utilizou apenas material nacional na sua confecção. Esse planador tinha asa alta e não possuía cabine – o piloto ia ao ar livre – era rebocado por camioneta, decolava entre 50 e 60 km/h e conseguia atingir velocidades de 80 km/hora. Seu primeiro voo foi realizado em 5 de setembro de 1942.
O planador recebeu o apelido de “canguru” e fez uma carreira memorável nos céus de Bauru.
Com a fábrica montada nas oficinas do Aeroclube de Bauru, logo iniciou-se o aprendizado da modalidade. A primeira turma de alunos da Escola de Planadores, constituída de 48 pilotos, formou-se em 1942.
A novidade espalhou-se muito rapidamente pela América Latina e em 1945 um grupo de bolivianos da Escola de Aeronáutica de La Paz – Bolívia, veio a Bauru especialmente para realizar o famoso “Curso de Planador”.
Um ano antes, em 1944, foi construído no Aeroclube de Bauru, sob a orientação de Hendrich Kurt e Hans Widmer, o planador “Flamingo”.
O planador “Spalinger”, que é hoje ainda considerado uma obra de arte e uma raridade, ainda voa nos céus de Bauru e foi construído nas oficinas do Aeroclube de Bauru, no ano de 1953, de acordo com o projeto original de Jakob Spalinger, sob a orientação de Kurt.
Graças ao entusiasmo e a competência de Kurt e de seu cunhado Widmer, o Aeroclube de Bauru foi se consolidando, desde os anos 40, como um dos berços do planador no Brasil.
Para manter viva a memória do nosso eterno paraninfo, o Aeroclube de Bauru realiza, anualmente, a Prova Kurt – uma competição de Voo a Vela que reúne dezenas de competidores, todo início de temporada, na cidade de Bauru.
A Sala Kurt, é outra carinhosa reminiscência, que os diretores fazem questão de manter em pleno funcionamento dentro do movimentado hangar.
O Aeroclube de Bauru está localizado em aérea urbana da zona sul da cidade. Situado em local nobre do município, o aeroclube possui 6 hangares, sendo um deles destinado a oficina; um para hagaragem de aviões de propriedade do aeroclube, para fins de instrução; um terceiro, reservado para a acomodação de planadores e três hangares para a acomodação de aeronaves de terceiros.
Contando com 9 aviões e 15 planadores disponíveis para o ensino, treinamento dos alunos e utilização pelos associados, o Aeroclube de Bauru conta com duas câmeras de vídeo que flagram a movimentação da pista de pouso e decolagem durante 24 horas por dia. Este recurso tecnológico, disponível nos melhores clubes de aviação, permite aos pilotos, de qualquer parte do mundo, conferir visualmente o intenso movimento de planadores e aviões que pousam e decolam em Bauru, durante o ano todo. Um alojamento com acomodação para 30 visitantes, é outra facilidade do Aeroclube, disponível para os pilotos que vêm de várias partes do Brasil e para os alunos que se locomovem até Bauru para estudar na Escola de Aviação. Suítes com armários e estacionamento próprio, fazem parte da estrutura oferecida aos visitantes.
O Aeroclube de Bauru está instalado há 3 Km do centro da cidade e há apenas dois quarteirões do Bauru Shopping Center, complexo que oferece amplas possibilidades de negócios e entretenimento, tais como as 5 salas de cinemas (multiplex), um grande mapa de lojas, propostas variadas de lazer além de uma vasta opção na área de alimentação. Um estratégico ponto de táxi na entrada do aeroclube, bem como um atraente barzinho que serve o autêntico sanduíche Bauru, entre outras delicias; bancas de revistas, restaurantes, hotéis, pousadas, lanchonetes e academias de ginástica, completam a privilegiada vizinhança.
O Aeroclube de Bauru também oferece uma atraente opção turística: o voo panorâmico sobre a cidade de Bauru. Um passeio aéreo bastante procurado pelos turistas que tanto pode ser desfrutado a bordo dos aviões do aeroclube quanto nos planadores de dois lugares. O voo panorâmico é oferecido diariamente, bastando aos interessados que se dirijam diretamente a secretaria do aeroclube para adquirir seu voucher. Independentemente de agendamento anterior, o passeio aéreo é uma excelente opção turística na cidade, além de também ser considerado um inusitado “vale-presente”.
No tocante ao ensino da aviação, propriamente dito, os voos de instrução de avião podem ser agendados pelos interessados, com dia e hora certa e pré-determinada, diretamente na secretaria, seja através de telefone, e-mail ou pessoalmente.
O Aeroclube de Bauru dispõe, ainda, de uma oficina especializada na manutenção de planadores e aviões, prestando serviço para proprietários de aeronaves de toda a região.